Casa de repouso, lar de idosos e asilo: Entenda a diferença

Após viver milhares de aventuras ao decorrer da vida, muitas pessoas idosas precisam de atenção e cuidado. Uma casa de repouso é o local ideal para este público, porém a sociedade persiste em discriminar esse local tão necessário para os mais velhos.

Após viver milhares de aventuras ao decorrer da vida, muitas pessoas idosas precisam de atenção e cuidado. Uma casa de repouso é o local ideal para este público, porém a sociedade persiste em discriminar esse local tão necessário para os mais velhos.

Esta é uma questão muito importante que precisa ser abordada com profundidade e compaixão. O preconceito com a casa de repouso, o lar de idosos e o asilo é um problema real que afeta muitas pessoas.

A população idosa, geralmente, apresenta algumas dificuldades no seu dia-a-dia. Perder a capacidade funcional, por exemplo, é uma das complicações que deixa essas pessoas vulneráveis a fraturas e quedas. Sendo assim, uma casa de repouso possui os melhores profissionais para acompanhá-las em suas rotinas.

É importante entender que as pessoas que procuram estes espaços devem ser tratadas com dignidade. Milhares de lares de idosos tem, como principal objetivo, a saúde e o bem-estar.

Pesquisar sobre uma casa de repouso ou lar de idosos nas redes sociais e educar a população sobre o assunto são passos fundamentais para combater o preconceito.

Por este motivo, explicaremos neste conteúdo a diferença entre casa de repouso, lar de idosos e asilo. Confira!

 

Casa de repouso

Uma casa de repouso é uma instituição privada destinada a estadias curtas ou longas para pessoas com necessidades especiais ou que precisam de cuidados especiais. Diferenciando-se, um pouco, do lar de idosos.

As casas de repouso têm profissionais treinados para prestar cuidados de saúde, como assistência médica e enfermagem, além de outros serviços, como alimentação, recreação e serviços de limpeza.

Estes locais também são designados para ajudar a melhorar o bem-estar dos seus residentes e aliviar o stress dos seus familiares ao oferecer um ambiente seguro e acolhedor.

Esses locais estão equipados com os melhores recursos e serviços possíveis para tornar a vida dos seus residentes tão confortável quanto possível. A residência geriátrica, por exemplo, é um excelente modelo de casa de repouso.

 

Lar de idosos

Um lar de idosos é um tipo de programa de assistência social que oferece serviços e cuidados aos adultos mais velhos, geralmente quando já não podem cuidar de si mesmos.

Esses lares são locais onde os idosos podem viver de forma segura e confortável, recebendo assistência profissional com suas necessidades de saúde, social e pessoal.

Os serviços oferecidos variam de acordo com a instituição, mas os tipos mais comuns incluem alimentação, limpeza, transporte, cuidados de saúde, atividades para manter a saúde mental e física, e aconselhamento.

Estes lares geralmente são financiados pelo governo, e podem ser pagos de forma privada ou por um plano de seguro de saúde.

 

Asilo

Asilo é um termo que tem vários significados, muitas vezes relacionados à proteção, abrigo ou assistência. Quando alguém que foge da perseguição por causa de sua religião, raça, cultura ou orientação sexual, ou por causa de uma catástrofe natural ou violência, pede asilo.

Asilo é um estabelecimento para abrigo, sustento ou educação de pessoas com dificuldades de se manter, como dependentes químicos, idosos ou órfãos. Sendo assim, não se assemelha a uma casa de repouso ou ao lar de idosos, que prioriza o público 60+.

Em casos de pessoas refugiadas, o país pode conceder o asilo e incentivar a integração do refugiado, fornecendo assistência para ajudá-lo a retornar ao seu país de origem quando a situação mudar ou quando eles se estabelecerem em um terceiro país, se é isso que eles escolhem.

Estas são as diferenças entre a casa de repouso, o lar de idosos e o asilo. Através destas informações, é possível evitar a discriminação com estes espaços que são essenciais para muitas pessoas idosas.

Contato

Endereço