Não há dúvidas que a procura por acompanhamento geriátrico numa casa de repouso está aumentando. Mas, enquanto o preço? Será que é compatível com o seu orçamento?
Sejamos práticos: o valor de uma casa de repouso ou acompanhamento geriátrico vai depender tanto da localização quanto do tipo de atendimento prestado. Portanto, tendo conhecimento de algumas casas de repousos da sua região, você já consegue estabelecer um preço médio do serviço.
Quando nos voltamos aos auxílios domiciliares, por exemplo, temos que ter em mente que o tipo de assistência fornecida é relacionado à higiene, à alimentação e ao transporte do idoso. Nesse caso específico, a localização não afetaria no custo, podendo começar com um salário mínimo e aumentando de acordo com o que é preestabelecido entre o cuidador e a pessoa idosa. Levando em consideração quantas vezes o cuidador vai à casa, por exemplo.
Em geral, a mudança no custo do serviço vai mudar de profissional para profissional e de empresa para empresa. É por isso que você deve pesquisar bastante antes de contratar alguém para ajudar algum parente querido seu ou você mesmo.
O acompanhamento geriátrico oferece atendimento especializado, como medir a pressão e temperatura do paciente. Esses profissionais são muito capacitados, possuindo, em geral, uma formação técnica ou superior em Enfermagem. Dessa forma, o preço-base será o piso dessa categoria no seu estado. Também é preciso levar em consideração que o profissional, que irá sempre quando for necessário à casa do paciente, poderá cobrar por hora e não por mês.
E afinal, quanto custa uma casa de repouso?
É fato que o acompanhamento geriátrico da casa de repouso ajuda o paciente e a sua família, sempre cuidando de tarefas do dia a dia, enquanto inclui serviços básicos de saúde. Por ser uma moradia fixa, o custo acaba valendo como um aluguel mensal somando as taxas adicionais do cuidado que o idoso precisou naquele determinado mês. Em nível nacional, esse aluguel é equivalente ao preço de cerca de 2 salários mínimos. Já se o paciente tiver problemas como Alzheimer e demência, precisará ter cuidados a mais e, consequentemente, custos a mais.
Já os asilos para idosos, que são residências especializadas em enfermagem, tem seus valores semelhantes às casas de repouso, mas podem ter aumento devido aos maiores cuidados de saúde que esses lugares oferecem.
Por isso, é de suma importância que você, como paciente ou parente de uma pessoa idosa, pesquise bem sobre o lugar que pretende sanar suas necessidades. No caso de ser uma pessoa da família, é preciso que seja discutida a melhor forma de dividir o valor, pois, querendo ou não, é preciso proporcionar um bom acompanhamento para a pessoa que você ama tenha uma vida mais tranquila. Fora também que, por conta da rotina agitada, poucos conseguem cuidar de seus familiares idosos com necessidades. Mostrando cada vez mais a importância de instituições como a cada de repouso existirem.