O que são casas de repouso?

Sabe como escolher uma casa de repouso certa para alguém muito querido ou, até mesmo, para você? Esta matéria vai te auxiliar a escolher uma instituição especializada que atenda às necessidades que procura.

À medida que nossa população envelhece, mais de nós enfrentamos a perspectiva de nos mudarmos ou levar um membro mais velho da família para uma casa de repouso. Pode ser uma decisão que chega repentinamente após uma hospitalização, ou gradualmente, à medida que as necessidades se tornam mais difíceis de serem atendidas em casa. Essa escolha pode ser estressante e, até mesmo, assustadora, mas sabendo o que é de fato este lugar e como ele funciona, talvez você possa relaxar e encontrar o espaço perfeito para você ou para quem você ama.

O que é uma casa de repouso

Fora o hospital, a casa de repouso é o nível mais alto de atendimento ao idoso. As casas de repouso fornecem, por exemplo, ajuda para subir e descer da cama e assistência na alimentação, no banho e para vestir-se. No entanto, os lares de idosos acabam se diferindo de outras instalações de habitação para idosos, pois também fornecem um alto nível de assistência médica. 

É um local de estadia, mas também um espaço de reabilitação, onde é oferecida assistência profissional 24 horas. Sempre com um médico licenciado presente, contando também com a ajuda de profissionais da enfermagem e da fisioterapia. Isso permite que procedimentos médicos e terapias sejam realizados de forma mais eficiente nesse local, que dificilmente seriam possíveis em outros.


Mitos e verdades sobre as casas de repouso

Embora forneçam práticas e terapias médicas não disponíveis em outras opções de habitação para idosos, como vimos acima, o nome e suas variações podem soar mal, como o termo “asilo”. Por isso, a fim de educar, iremos desmentir algumas dessas visões corrompidas: 


Mito: se você não consegue se cuidar sozinho em casa, a casa de repouso é a sua única alternativa;

Verdade: há muitas opções para ajudar idosos a permanecerem em suas casas. Se seu problema for com as atividades do dia a dia, como fazer compras e realizar serviços domiciliares, há profissionais para isso. E, mesmo que busque auxílio com os cuidados com a saúde, há quem possa fazer isso por você em casa.


Mito: as casas de repouso são para quem foi abandonado pela família;

Verdade: há famílias que vivem mais distantes e pessoas idosas que vivem mais tempo com doenças crônicas. É, sim, bela a ideia de proteger e cuidar dos mais velhos da nossa família, mas, no mundo atual, nem sempre é possível. Considerar um lar de idosos para um membro querido da sua família não é não se importar, muito pelo contrário, você está buscando uma alternativa para que ele fique mais saudável e disposto com a vida.


Mito: são mal administradas e oferecem cuidados horríveis;

Verdade: claro, é importante que você tenha um cuidado ao optar por uma casa de repouso, mas isso não significa que todas, em geral, são ruins, mas que como é um local que servirá como uma nova moradia, é importante que se tenha esse cuidado. Pesquise no Google, e leia as avaliações dos ex-residentes para achar a mais adequada.


Mito: uma vez lá dentro, nunca mais vai sair;

Verdade: às vezes, pode ocorrer de uma doença progredir até o ponto de você precisar de cuidados médicos até o fim de sua vida. No entanto, muitas pessoas vão a uma casa de repouso após uma hospitalização repentina, como uma queda ou um acidente vascular cerebral. Ou seja, dependendo da sua situação, após a reabilitação, você pode voltar tranquilamente para casa ou escolher uma opção de moradia mais apropriada.


Quando considerar uma casa de repouso?

Se você e sua família estão em busca de uma casa de repouso, seja por alguma doença ou só por necessidade básica, é possível que vocês estejam passando pela fase de ter sentimentos como culpa, tristeza, frustração e raiva. Isso é completamente comum. Mas se informando mais sobre as opções de moradia você e sua família podem tomar uma decisão sem grandes dificuldades. 

Se você está pensando em uma casa de repouso como o próximo passo após a hospitalização, considere fazer uma avaliação médica mais formal para ajudar a esclarecer suas necessidades e ver se outras opções de moradia podem ser uma possibilidade. Veja se suas necessidades podem ser atendidas com segurança em uma situação de habitação diferente ou se você realmente precisa de supervisão 24 horas. 

Analise se seu cuidador principal, ou o do seu familiar, pode atender às suas necessidades. Os cuidadores muitas vezes têm horários complicados, até por que não é possível que uma pessoa esteja acordada e responsável 24 horas por dia. Às vezes, outros membros da família podem até ajudar a preencher a lacuna, no entanto, pode chegar a um ponto em que as necessidades médicas se tornem muito complicadas e os serviços de assistência domiciliar sejam insuficientes. Talvez, a partir daí, seja a hora de buscar uma casa de repouso. 

Fora a parte mais burocrática, vamos pensar em seus sentimentos. Pense que você está deixando para trás um lugar familiar com muitas lembranças. Se a mudança para a casa de repouso foi devido a uma hospitalização, a transição pode ter sido abrupta e você pode não ter tido tempo para processar o que aconteceu. Você pode até se sentir bravo e abandonado pelos seus familiares, mesmo que perceba que eles não podem mais fornecer o nível de atendimento de que você precisa. E está tudo bem se sentir assim, é algo humano.

No final das contas, todo mundo precisa de tempo para se ajustar e aceitar seus sentimentos. Esteja aberto a novas possibilidades. Ao manter sua mente aberta a novas maneiras de tornar a vida mais fácil, você poderá lidar melhor com sua mudança de habitação. Lembre-se que há outras pessoas vivenciando o mesmo que você; então converse com elas, viva essas novas experiências, faça novas amizades e encontre novos hobbies.

Já se for um familiar seu se mudando, você pode se sentir culpado e triste por não conseguir cuidar de quem ama, mesmo dando o seu máximo. O que podemos dizer para você é simples: permita que o seu querido familiar assuma a liderança, pois a pessoa que fez a mudança precisa ter o direito de tomar suas próprias decisões. 

De uma forma mais ativa, pense em visitá-lo quando for possível e tente levar coisas que podem deixá-lo mais confortável, como um cobertor que ele gosta muito, um livro, uma foto etc. Sempre mantendo contato por telefone ou internet, informando-o sobre o que está ocorrendo entre a família.


Pontos Finais

Com o dia a dia cada vez mais agitado, é compreensível que, às vezes, seja inviável manter seu familiar sob os seus cuidados. E é aí que entra o trabalho minucioso da equipe de uma casa de repouso! 

Atendendo às necessidades durante todo o dia, tanto o idoso hospedado quanto a família podem ficar tranquilos com a seguridade que uma boa casa de repouso pode trazer. Por isso, se for preciso, a considere como uma opção viável.



 

 

Contato

Endereço